Pincéis e suas funções

pincéis de maquiagem

Você usa pincéis para se maquiar? Eu até pouco tempo usava só aqueles que vem junto com a maquiagem, tbm sou fa de esponjinhas. Então, passenado por uma loja de cosméticos, resolvi comprar um pincel (paguei uns 12 reais), na embalagem dizia ser para base e corretivo. Para base ele não funcionou muito bem, mas para o corretivo foi maravilhoso. Espalha super bem pelo rosto e sem desperdícios, pois a quantidade de produto que fica impregnada no pincel é menor do que a que fica na esponja ou no dedo.

Depois disso, passei a ver os pincéis com outros olhos, e esse que eu comprei será o primeiro da minha coleção.

Como sou nova nesse assunto, não sei exatamente qual é a função de cada pincel, ou para quê ele é mais indicado, então, fiz algumas pesquisas na internet e resolvi compartilhar os meus resultados. Aí vai:

todos os tipos de pincéis de maquiagem

1. Este pincel é próprio para passar pó. Os pincéis para pó possuem as cerdas bem macias e finas para não retirar a base e o corretivo, perceba que eles também são os maiores, isso porque ele é feito para espalhar o pó leve e uniformemente por todo o rosto. Este, de forma arredondada, é mais indicado para pós do tipo solto ou pérolas, também serve para remover o excesso de pó no rosto.

2. Também é próprio para pó e possui as mesmas características do anterior. A diferença é que ele é um pouco mais achatado e, portanto, indicado para pós do tipo compacto, funcionam bem com pérolas também.

3 e 4. Estes pincéis são ideais para brush. As cerdas também são macias para não remover a maquiagem que está em baixo (corretivo, base e pó). Existem muitos tamanhos de pincéis para brush, o ideal é que você escolha de acordo com o seu rosto, ou seja, ele deve ser do tamanho da marca que você quer fazer nas maçãs do seu rosto, para que brush seja espalhado da melhor forma nessa área. Note que a ponta desses pincéis é mais precisa do que a ponta dos pincéis para pó.

5 e 6. Estes pincéis são iguais aqueles usados para passar pó, macios e bem cheios (arredondados), mas são menores. Eles servem para efeitos de bronzeamento no rosto, usando tons de pele mais escuros e mais claros que o seu.

7. Esse é o pincel para base. As cerdas são achatadas, macias, mas são firmes para que você tenha controle e precisão nas aplicações molhadas e cremosas. Ele absorve menos produto do que uma esponja e evitam o acúmulo na pele, mas é preciso evitar grandes pinceladas no rosto, para que não forme estrias, passe o pincel levemente em várias direções, você pode finalizar com algumas batidinhas com os dedos.

8. Muito parecido com o pincel de base, mas menor, esse é o pincel para corretivo. Perfeito para espalhar o corretivo apenas naquelas pequenas áreas em que ele é necessário.

9, 10 e 11. Estes pincéis pequenos de cerdas macias e precisas são indicados para fazer algumas correções no rosto, como afinar o nariz, por exemplo. O do tipo chanfrado (9) garante mais precisão. Vou falar sobre essas correções em outro post. o.~

12 e 13. São pincéis para passar e espalhar sombra por toda a pálpebra, são macios e arredondados e novamente o chanfrado garante um pouco mais de precisão.

14. Este pincel, com cerdas menores, é indicado para passar sombra no contorno do côncavo.

15. Também é usado para passar sombra por todo o côncavo, mas as cerdas sintéticas permitem o uso de sombras cremosas.

16 e 17. Ideais para aplicar iluminador na margem da sobrancelha.

18. Este também serve para aplicar iluminador, mas desta vez, no canto interno dos olhos.

19 e 20. Pincéis de sombra usados para regiões pequenas e precisas, o chanfrado é mais preciso na hora de passar a sombra rente ao delineador.

21. Esse é o famoso pincel usado para esfumar. =)

22. Também usado para esfumar ou simplesmente para espalhar a sombra abaixo dos olhos.

23. Pincel para batom, sintético para não absorver o produto cremoso. Este formato é melhor para delinear os lábios, normalmente ele possui tampa.

24. Também é usado para passar batom, mas o formato permite fazer misturas de cores. É sintético e também vem com tampa.

25 a 35. Pincéis para outras opções de aplicação de sombra e para sobrancelha. O chanfrado reto pode corrigir falhas nas sobrancelhas, enquanto os pequenos e redondos servem para aplicar quantidades pequenas de maquiagem, ou alcançar cantos do rosto.

36 a 38. Estes pincéis são próprios para delineadores.

39 a 41. São feitos de esponja, servem para esfumar. Tem gente que acredita que eles deixem as cores das maquiagens mais intensas. Eu uso quando quero esfumar o canto externo dos olhos.

42. É realmente o que parece: uma escovinha e um pente. Bom para pentear a sobrancelha, o pente também serve para separar os cílios depois de passar o rímel.

43. Aplicador de máscara/rímel nos cílios. Se sua máscara for transparente, você também pode aplicar na sobrancelha para conservá-la penteada.

44. Essa "vassourinha" serve para remover aquele pozinho de sombra que, ás vezes, cai no rosto abaixo dos olhos.

45. Mais densa que a "vassourinha" anterior, esse pincel é mais indicado para remover algum excesso de pó que esteja acumulado no rosto.

47. Lápis, serve para contornar os olhos ou os lábios.

Uffa! Quanta coisa, lembrando que você não precisa ter todos essem pincéis, ter alguns já está bom, mesmo porque você pode usar um pincél só para fazer várias coisas, repare como muitos deles são parecidos. Ter um pincel para cada coisa ajuda os proficionais de maquiagem, pois assim eles não precisam ficar limpando os pincéis para usar de outra forma a cada momento.

Mas e aí?! Você comprou seus querido pincéis. pagou caro por eles, como limpar ou fazer a manutenção adequada? Você não pode largá-los sujos, além de ficarem com maquiagem velha eles podem ficar oleosos, cheio de células mortas e até mesmo bactérias. Você pode fazer a limpeza uma vez por semana, já é ideal.

pincel de maquiagem sendo lavado

Para lavá-los, coloque debaixo da torneira com as cerdas voltadas para baixo, pois assim a água não as danifica e nem molha o cabo do pincel que pode estragar ou enferrujar. Passe um shampoo suave, pode ser aqueles de bebês, aperte as cerdas com cuidado para espalhar o shampoo e enxágue da mesma forma que você fez para molhá-los no início.

Seque cuidadosamente com uma toalha de papel, arrumando as cerdas, se alguma ficar espetada, colocar o pincel na boca e puxá-lo com os lábios levemente apertados pode ajudar. Depois deixe secando em cima de alguma toalha, mas cuidado, não deixe que o pincel seque com as cerdas tortas. Não guarde molhado, sempre deixe secar bem antes de guardar.

Prontinho, espero ter ajudado apesar da minha preguiça em detalhar todos os pincéis. =)

Beijinhos

18 Comments:

{ Fashionista } at: 9 de novembro de 2011 12:47 disse...

adorei o post! Muito bom mesmo!

{ MartinhaMakeupLover } at: 9 de novembro de 2011 14:56 disse...

Muito útil o post! :)

{ Corujinha. } at: 9 de novembro de 2011 14:59 disse...

Eu tmb nao gostava muito de pincéis,mas agora que estou pegando um pouco de pratica comecei a gostar muito.!! Muito legal o post.!!
.
http://a-corujinha.blogspot.com/

{ Amanda } at: 9 de novembro de 2011 15:06 disse...

adorei o post! pinceis fazem a maior diferença na maquiagem!! bjuss

www.sualindaa.blogspot.com

{ Paula } at: 9 de novembro de 2011 16:17 disse...

Adorei seu blog e já estou te seguindo!!
Ficarei muito feliz se seguir o http://misturinhadapaula.blogspot.com/ tb!!
Bjinhos!!

{ Bruna } at: 9 de novembro de 2011 16:26 disse...

Olá querida
adorei o post
super util
também nunca sei que pincel usar pra me maquiar
ja estou seguindo aqui
bjos

brunaporelamesma.blogspot.com

{ Paula } at: 9 de novembro de 2011 17:00 disse...

Amei esse post! Obrigada pela visita e pelo comentario no meu blog fofa! To te seguindo por aqui, siga-me se gostou do meu blog também :)

www.superclementina.blogspot.com

xx

{ Maria Tereza } at: 9 de novembro de 2011 17:46 disse...

Oi Nathy, obrigada pelo comentario e por seguir o blog! Tbm amei o vestido Marchesa q ela usou no tapete vermelho...
Bjos

http://noestilonamoda.blogspot.com
@noestilonamoda

{ Maria Tereza } at: 9 de novembro de 2011 17:47 disse...

Estou seguindo de volta!

http://noestilonamoda.blogspot.com

{ Claudia Guillen } at: 10 de novembro de 2011 00:34 disse...

adorei o post
tenho vicio por pinceis!!! Não posso ver um kit bonitinho, mas os da Sigma são meus favoritos, amo de paixão!!

Beijos linda já estou seguindo!!
http://cacau-makeup.blogspot.com/

{ Fran Souza } at: 10 de novembro de 2011 00:40 disse...

Antes de fazer um curso de auto-maquiagem achava essa coisa de pincéis besteira mas agora não vico sem, bem detalhada a explicação, gostei.
Beijinhos!! Fique com Deus!!
http://loselles.blogspot.com/
http://naosecompara.blogspot.com/

{ BabiGB } at: 11 de novembro de 2011 11:18 disse...

adoreeei o post! uso os meus pincéis praticamente do mesmo jeito que vc mostrou! o que eu menos uso é o vassourinha hehe

beijosss
http://girlstryout.blogspot.com

{ Só Frescuras | Carla } at: 11 de novembro de 2011 14:15 disse...

Oi Flor!
Esse post é bem informativo,gostei muito!

Beijos!
by Carla

www.sofrescuras.blogspot.com

{ Nathy } at: 12 de novembro de 2011 11:24 disse...

Obrigada, que bom que gostaram,
assim eu fico animada para postar mais coisas interessantes. =)
beijokas

{ Cαvιєιяα . } at: 12 de dezembro de 2012 19:55 disse...

AAAAAAAAAAMEI :)

{ Nathalia Rossetti } at: 13 de dezembro de 2012 18:32 disse...

auhauhuah fico muito feliz com isso Cαvιєιяα!!
beijooos

{ Franciele Almeida } at: 28 de maio de 2013 15:33 disse...

Parabénsss...esse foi um dos blogs q mais gostei,veio td nos mínimos detalhes....adorei.....

{ Nathalia Rossetti } at: 28 de maio de 2013 22:21 disse...

Oi Franciele, obrigada!!!
Adorei o seu comentário!!
beijão querida =*

Postar um comentário

Deixe seu comentário para que o Gatariska fique cada vez mais a sua cara.

 

Copyright © 2010 • Gatariska • Design by Dzignine / edited by nathy_ro7