Lindas pulseiras de macramê

aprenda a fazer pulseiras macramê

Oi, galera! Demorei, mas estou aqui com mais um tutorialzinho artesanal.

Hoje vamos falar de pulseiras feitas com uma técnica chamada macramê (ou nó chinês) e shamballa.

Para fazer as pulseiras você vai precisar de cordão, ou corda, ou barbante, ou fita, ou tira de couro, ou tecido, ou cadarço, ou linha, ou qualquer coisa que você tenha que seja capaz de trançar e fazer nós. Para decorar mais as suas pulseiras ou fazer as do tipo shamballas você precisará de miçangas ou pingentes à sua escolha. Veja as fotos de exemplo aqui no Gatariska, sua pulseira pode ser do tipo rústica ou sofisticada dependendo dos materiais que você escolher.

pulseiras de argola feitas usando a técnica macramê pulseiras feitas usando a técnica macramê e uma miçanga no centro pulseiras feitas usando a técnica macramê e depois trançadas pulseiras feitas com nós e miçangas

Usando apenas miçangas e alguns nós, dá pra fazer lindas pulseirinhas, o fecho pode ser de macramê ou fecho de pulseira mesmo comprado em lojas especializadas.

O vídeo tutorial da Nimibirla mostra como fazer essas pulseiras lindas e fáceis.


brincos feitos usando a técnica macramê pulseiras feitas usando a técnica macramê pulseiras feitas usando a técnica macramê bracelete de cordão e miçanga

Se o cordão que você usar for bem grosso a sua pulseira pode virar masculina. Neste vídeo tutorial do paintballhead03 (Outdoors Enthusiast), ele mostra como trançar as pulseiras com o cordão grosso, mas o efeito fica bem feminino com um cordão fino e com alguns detalhes (pingentes ou miçangas) no meio da pulseira.


pulseiras feitas usando a técnica macramê e pingentes pulseiras shamballa com miçangas quadradas pulseiras shamballa com perolas pulseiras shamballa com três voltas

As pulseiras que possuem essas bolinhas (miçangas) no meio dos nós são chamadas de shamballas. O tamanho da miçanga faz toda a diferença no resultado final da pulseira, você pode fazer testes, caso não goste do resultado, desmanche a pulseira e escolha outra miçanga.

O vídeo tutorial da CiaFashion é em português (\o/), repare como ela faz uma amarração por cima e outra por baixo:


pulseira feita usando a técnica macramê e miçangas pulseiras feitas usando a técnica macramê e miçangas pulseiras feitas usando a técnica macramê e miçangas douradas pulseira feita usando a técnica macramê e miçangas de tamanhos diversos

Fazer uma trança simples (3 fios) com as cordinhas ou uma trança com quatro fios também pode deixar a pulseira um charme (aprenda como fazer trança com 3 e com 4 fios). O legal é misturar vários tipos de pulseiras diferentes no braço, fica bem moderno.

Neste vídeo tutorial, TyingItAllTogether mostra como se faz um lindíssimo trançado Celta. No canal dele no youtube tem muitos outros trançados lindos.


pulseiras de correntes com fitas entrelaçadas pulseira feita usando a técnica macramê e strass pulseira feita usando a técnica macramê e pequenas argolas pulseira feita usando a técnica macramê e muitas miçangas

Você já pensou que só o fato de passar uma tira de couro ou fita pelas argolas de uma corrente também pode transformar sua pulseira? O vídeo tutorial da JuBalduinomakeup, também em português (ebaaa!!) ensina a fazer isso:


pulseira feita usando a técnica macramê, strass e pingentes pulseira feita usando a técnica macramê trabalhado e miçangas pulseira feita usando a técnica macramê trabalhado e miçangas pulseira feita usando a técnica macramê trabalhado e miçangas

Agora, pra quem já pegou o jeito, tem os tutoriais mais difíceis. Esses tutoriais estão todos sem miçangas e pingentes, mas isso não significa que você não possa soltar a imaginação e colocar muitas bolinhas, pedrinhas, strass e até jóias nas suas peças.

Primeiro o vídeo tutorial da Marce06 (Accesorios MaHu) que mostra como fazer uma pulseira grossa com cordas finas:


pulseira feita usando a técnica macramê trabalhado e miçangas pulseira feita usando a técnica macramê trabalhado e miçangas pulseira feita usando a técnica macramê trabalhado e miçangas pulseira feita usando a técnica macramê trabalhado e miçangas

Vou finalizar o post com um combo de tutoriais da BeyondBracelets, e tem mais tutoriais no canal dela no youtube. Espero que gostem!





Não esqueçam de curtir a página do Gatariska no facebook, assim você fica sabendo de cada novo tutorial logo que ele é postado aqui no site.

Beijinhos

47 Comments:

{ Coisinhas de Nany } at: 19 de março de 2012 às 14:25 disse...

oiiiii

Adorei o blog e mega válidas as dicas das pulseiras =p

Já estou super seguindo e já inclui na minha listinha de recomendados

Quando quiser e puder faça uma visitinha

Bjuuuuuu

{ Nathy } at: 19 de março de 2012 às 14:56 disse...

Oi Nany (seu nome é Nany, né?), adorei o seu comentário, fico muito feliz por ter gostado do blog, agente faz as coisas com tanto carinho, não é mesmo?!
Beijos e uma ótima semana. o.~

{ Priscylla Pimenta } at: 29 de março de 2012 às 17:54 disse...

Qual cordão pode ser usado? E as bolinhas de quantos mm?

{ Nathy } at: 29 de março de 2012 às 19:38 disse...

Oi Priscylla,

Como expliquei no post, você pode usar qualquer tipo de corda, fita, barbante, cadarço... o mais utilizado é o cordão encerado que você encontra em lojas que vendem materiais para bijus.

As bolinhas podem ser de qualquer tamanho, depende do resultado final, tem pulseiras com bolinhas grandes e pequenas. Fica legal ter vários tipos de pulseiras no braço.

Espero ter respondido, mas se ainda tiver dúvidas é só mandar.
Beijos

{ Ana Maria Rosa } at: 16 de abril de 2012 às 12:59 disse...

Adooooorei! As pulseiras são lindas demais! Vou tentar fazer!

{ Nathy } at: 16 de abril de 2012 às 15:38 disse...

Que bom que gostou, Ana!
Sua pulseira tbm vai ficar super linda!!
beijoos

{ miawzinha } at: 18 de maio de 2012 às 10:37 disse...

Oi! Adorei as pulseiras! Por acaso vc tem vídeo com tutorial das 2 primeiras pulserias à esquerda? E da pulseira da direita abaixo do video da pulseira celtic? Quero muito aprender a fazê-las!!
Obrigada!

{ Nathy } at: 18 de maio de 2012 às 21:51 disse...

Oi Miawzinha, que bom que você gostou das pulseiras!

Então, pelo que entendi, as duas primeiras que você falou são feitas da mesma forma que foi mostrado no segundo vídeo tutorial, a diferença foi o material utilizado.

Você vai precisar de um cordão mais fino, depois de pronta pode fazer uma trança com 3 pulseiras de cor diferentes, ou trançar o cordão em volta de uma pulseira de argola, cobrindo-a e torcendo (como na primeira foto).

Na última, a artesã usou uma correntinha de strass (compra pronta), depois ela trançou o cordão da seguinte maneira: deu um nó e passou o fio entre o strass, deu nós do outro lado e passou novamente, formando o ziguezague.

Não tenho esse último vídeo, mas espero ter ajudado.
Beijos

beijão

{ Loja de memes } at: 30 de maio de 2012 às 20:33 disse...

Qual é o nome do Couro que usa para fazer as pulseiras?

{ Nathy } at: 31 de maio de 2012 às 10:16 disse...

Loja de memes, na verdade você pode usar qualquer tira de couro, existe até um cordão de couro que são tiras já trançadas.

O couro das fotos que eu postei é aquele tipo camurça. Normalmente você encontra as tiras já prontas pra vender (recortá-las daria um pouco de trabalho).
beijos

{ Mony Santiago } at: 23 de junho de 2012 às 15:49 disse...

Adorei ate aprendi algo que estava imaginando como era feita e deu par intender direitinho.Beijos e otimo final de semana.

{ Mony Santiago } at: 23 de junho de 2012 às 15:51 disse...

digo, "entender"

{ Nathy } at: 23 de junho de 2012 às 16:11 disse...

Puxa, Mony, que bom que gostou!
Fico super feliz quando alguém acha meus tutoriais úteis! =)
beijinhos e um ótimo final de semana para você tbm

{ beautylg15 } at: 30 de junho de 2012 às 20:03 disse...

quanto custa em media o material para fazer uma pulseira dessas?

{ Nathy } at: 30 de junho de 2012 às 21:22 disse...

Beatylg, o preço costuma variar muito de loja pra loja, de cidade pra cidade e de acordo com o material, por exemplo, sua pulseira pode ter miçangas de pedra, de pérola ou de plástico.

Um pacotinho cheio de miçanga de plástico pode custar de 3 a 6 reais e você provavelmente fará muitas pulseiras com ele.
beijos

{ Unknown } at: 24 de agosto de 2012 às 16:32 disse...

Parabéns querida! O jogo de cores está lindo! Sucesso!

{ Nathy } at: 24 de agosto de 2012 às 20:54 disse...

Obrigada Cármen!
beijão ;)

{ Unknown } at: 5 de setembro de 2012 às 14:07 disse...

Olá adorei as pulseiras..minha filha está interessada em fazer e pediu para saber se tem o tutorial de como fazer as que estão na foto bem acima,bem coloridas,não tem pedrinhas,apenas o macramê,parece ter um ferrinho por dentro.
Desde já obrigada.
Helena

{ Nathy } at: 5 de setembro de 2012 às 14:38 disse...

Oi Helena,
Aquelas pulseiras foram feitas trançando o macramê ao redor de pulseiras de argola comuns.

Eu não tenho um vídeo tutorial específico delas, mas repare que é a mesma amarração que foi ensinada no segundo vídeo aqui do blog (a pulseira masculina), a diferença está no fato de serem feitas com um fio bem fino (fio de seda) e depois torcidas ao redor da argola.

A parte do fecho parece ser a mais complicada, acredito que a artesã deva ter queimado o fio de seda para não soltar.

Espero ter ajudado, boa sorte para a sua filha.
beijoos

{ Mylla } at: 27 de setembro de 2012 às 10:38 disse...

ola como faço para adqiri-las lindassssssssss
amei a laranja e a verde quero compar

{ Nathy } at: 27 de setembro de 2012 às 12:02 disse...

Mylla, querida, infelizmente eu não sei onde você pode comprar essas pulseiras especificamente. As fotos foram buscadas pela internet, algumas em sites estrangeiros. A ideia é fornecer inspiração para quem quer fazer suas próprias pulseiras.

Mas se você fizer uma busca, certamente irá encontrar lojas online que vendem pulseiras lindas.
beijinhos =*

{ marjory } at: 14 de outubro de 2012 às 22:33 disse...

Olá acabei de conhecer o seu site e já estou amando , gostaria de saber qual é o nome do material do pingente da caveira da 1° foto e abaixo do 1° vídeo qual é o material utilizado na 3° foto nas 3 pulseiras e em que tipo de loja posso comprar um pacotinho com os pingentes da pulseira mais grossa.Obg!
por faveor me envie a resposta pro meu email : marjory_silva_teixeira@hotmail.com

{ Nathy } at: 15 de outubro de 2012 às 09:32 disse...

Oi Marjory,
Esses pingentes de caveira são comprados em lojas especializadas que vendem materiais para a fabricação de bijuterias. Não sei como é na sua cidade, mas normalmente é uma loja grande que vente muitas miçangas de cores diversas, vende materiais de metal para fazer brincos, para fazer cintos, colares e pulseiras. Inclusive pingentes.

Na terceira foto (espero ter entendido qual vc queria) são usadas correntinhas douradas, pingentes de caveira, tirinhas de couro em tons de bege, correntinha de strass e fios verdes.

Esses materiais tbm são encontrados no mesmo tipo de loja que citei acima.
beijos

{ Gatos } at: 2 de novembro de 2012 às 23:10 disse...

Ameei todas elas ..Tentarei fazer algumas pra desfilar por aii ..rsrs

Essa página é maravilhosa .Parabéns =)

{ Nathy } at: 6 de novembro de 2012 às 14:46 disse...

Obrigada 'Gatos'!!
Fico muito feliz que tenha gostado!!
Um beijão =*

{ Unknown } at: 10 de dezembro de 2012 às 15:34 disse...

Olá amei as pulseiras aonde eu compro , muito divas é pra mim dar pro meu maridinho e ele vai me dar uma tmbem , beijos roberto ! S2222

{ Nathy } at: 10 de dezembro de 2012 às 16:53 disse...

Oi Roberto, são lindas mesmo, né?!

Essas pulseiras estão bem na moda, então, acredito que seja muito fácil encontrá-las para vender, tanto na internet quanto em qualquer lojinha de bijuterias da sua cidade.

Boa sorte, espero que você encontre um par bem bonito!! *-*
beijinhos

{ Unknown } at: 26 de fevereiro de 2013 às 15:12 disse...

Oie eu queria saber como faz essa pulseira dourada, essa penúltima,
tem algum vídeo ensinando?? Beijos :)

{ Nathy } at: 26 de fevereiro de 2013 às 19:07 disse...

Oi jaqueline,
infelizmente eu não tenho o vídeo dessa pulseira, mas aparentemente ela foi feita com fios de náilon e o trançado parece muito simples e uniforme, fazendo com que as miçangas fiquem juntinhas.

Para dar aquele efeito bonito, trocou-se as miçangas por vidrilhos em algumas fileiras, mas acompanhando o trançado original.

Esperto ter ajudado, =)
bjos

{ kelly } at: 14 de março de 2013 às 18:32 disse...

amei kerida, e vc sabe o preço dessas pulceiras mais o menos?

{ Nathy } at: 15 de março de 2013 às 13:44 disse...

Oi Kelly, que bom que gostou!!

É muito difícil falar o preço, porque depende muito do material que se usa nas pulseiras: se você usar linha comum e miçangas de plástico o preço pode variar de 2 à 6 reais dependendo do trabalho do trançado e da quantidade de miçangas e pingentes.

Se você usar couro ou linhas de seda o preço já vai aumentar para uns 10 reais. Agora imagine usar pérola verdadeira, strass, e pingentes folhados a ouro, aí suas pulseiras vão ficar bem caras, com preço de joia.

O negócio é somar os gastos do material utilizado + o tempo que você gastou para fazer a pulseira + a complexidade (sua mão de obra).
beijoos

Anônimo at: 9 de maio de 2013 às 14:33 disse...

pulseiras lindaaaaaaaaaaas,quero uma para min.

{ Unknown } at: 10 de maio de 2013 às 18:33 disse...

Amei...Tudo,lindas

{ Catarina } at: 21 de maio de 2013 às 14:10 disse...

lindo, publique mais como faz pulseiras.

{ Nathy } at: 28 de maio de 2013 às 22:30 disse...

Puxa, meninas, fico tão feliz que tenham gostado!!
Obrigada Luana, obrigada Rezinha e obrigada Catarina pelos comentários.

Catarina, é uma pena, mas estou um pouco sem tempo para fazer postagens, mas quando puder faço outro post como esse =)
beijão

{ Unknown } at: 31 de maio de 2013 às 12:20 disse...

LIndas pulseiras, estou louca pra fazer!!!Parabens pelo blog perfeito!!!

{ Nathy } at: 1 de junho de 2013 às 10:01 disse...

Obrigada por esse comentário super fofo Ana Paula.
Tenho certeza que suas pulseiras ficarão lindas!
beijinhos =*

{ lobos } at: 22 de junho de 2013 às 00:48 disse...

oi adorei a pulseira dourada vc tem o passo a passo dela, publiquei no face e uma menina pedia para que eu faça ela por favor me ajude.
rafa_pupo@yahoo.com.br

{ Nathy } at: 22 de junho de 2013 às 10:01 disse...

Oi Lobos, a pulseira dourada que vc está falando ´q a penúltima, lá embaixo?
Infelizmente eu não tenho o passo a passo dela, pois coloco fotos até de lojas para mostrar o que é possível fazer usando a criatividade.

Mas posso te dar uma ajuda, observando a pulseira, repare que ela foi feita com miçangas e vidrilhos dourados (note que a miçanga maior, do cabinho, parece ser transparente e seu interior dourado). Os fios usados devem ser de nylon, será preciso 8 tiras (pelo menos, vc pode reforçar com mais) para fazer a pulseira nessa grossura.

Trance passando 2 fios dentro de cada miçanga, imagine aqueles alambrados, ou redes que colocam na sacada, o ponto é parecido, no lugar dos nós coloque as miçangas. Trance um dos lados maior que o outro, formando uma diagonal, depois é só intercalar os vidrilhos com duas camadas de miçangas.

Ufa, espero ter conseguido te ajudar!
boa sorte, beijooos

{ lobos } at: 24 de junho de 2013 às 00:58 disse...

oi obrigado to tentando faze-la agora vc tem face.

{ lobos } at: 24 de junho de 2013 às 03:13 disse...

oi não consegui fazer vc não teria ela aberta.

{ Nathy } at: 26 de junho de 2013 às 12:38 disse...

Oi lobos, infelizmente eu não tenho outras imagens dessa pulseira.
Eu tenho face sim, tbm tem a página do Gatariska no facebook: https://www.facebook.com/Gatariska
beijão

{ Madá } at: 8 de dezembro de 2013 às 13:23 disse...

Lindas, amei, vou seguir o passo a passo e tenho certeza que seremos sucesso.
Grata!!!

{ Nathy } at: 10 de dezembro de 2013 às 22:12 disse...

Ah, legal Madá
vai ficar lindo!! =)
bjooo

{ Santa Clara Artesanato } at: 16 de fevereiro de 2014 às 21:21 disse...

São lindas! Quantas! Agora estou na dúvida de qual eu quero...acho que todas...rsss
Quero te convidar pra participar da divulgação de blogs no http://santaclaraartesanato.blogspot.com.br/

{ Letícia Silva } at: 17 de fevereiro de 2014 às 14:14 disse...

Suas dicas são maravilhosas!!!!!
também tenho um blog, mas ele é recente, se quiser dar uma visitinha nele fico feliz.
delfiory.blogspot.com.br

{ Nathy } at: 17 de fevereiro de 2014 às 21:11 disse...

Oi meninas, puxa, adorei os comentários de vcs!!
tbm dei uma espiadinha no blog que vcs passaram e gostei mto.
Santa Clara Artesanato, as pulseiras de crochê que vc postou tbm são um arraso!!!
Jessy seu blog é de um estilo diferente, mas gostei do que vc escreve, principalmente o post sobre palavrão na tv.
bjão

Postar um comentário

Deixe seu comentário para que o Gatariska fique cada vez mais a sua cara.

 

Copyright © 2010 • Gatariska • Design by Dzignine / edited by nathy_ro7